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A Zuu Marketing aplica os programas de motivação e reconhecimento a partir de um bom entendimento dos públicos envolvidos e dos ingredientes básicos para um bom resultado:

  • Incentivo: metas e premiações;
  • Reconhecimento: O simples fato de reconhecer o esforço alheio traz muita, muita satisfação e uma "adrenalina positiva";
  • Treinamento;
  • Uso farto da internet como meio de relacionamento, interatividade e sistema de resgate e entrega das premiações;
  • Banco de dados;
  • Programas de relacionamento, mecanismos de reconhecimento;
  • Premiações adequadas ao público participante.
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    Incentivo:
  • Campanha que envolve metas e premiações em reconhecimento as metas cumpridas.

    Motivação:
  • Trabalho mais interativo com os públicos envolvidos;
  • Formação de um banco de dados;
  • Estabelecimento de metas multidisciplinares;
  • Envolve e-learning com "serious games" - jogos sérios;
  • Programas de relacionamento;
  • Insere o "Reconhecimento" para valorizar esforços pessoais ou de equipes;
  • Premiações não é salário variável mas é premiação efetivamente; quanto mais lúdico e aspiracional, melhor.

    Reconhecimento:
  • Quem não gosta! O simples fato de reconhecer o esforço alheio traz muita, muita satisfação e uma "adrenalina positiva".
  • O princípio básico do reconhecimento é:

  •     - Estabelecer metas - objetivos claros
        - Comunicar claramente as equipes
        - Confiar nos colaboradores - participação
        - Transferir responsabilidades
        - ...depois reconhecer os esforços feitos
  • Tornar isso sistemático.

    Reconhecimento - "adrenalina positiva" - Mercado no USA.
  • Esse princípio básico é o motor de um mercado que em 2008 movimentou nos USA de US$ 46,1 Bilhões de acordo com a Federação de Motivação e Incentivo sendo US$ 32,7 B em premiações e US$ 13,4 B em viagens. Esses números foram revelados no Motivation Show em Setembro 2008.
  • Entre sistemas de motivação, mecânicas de reconhecimento, encontros motivacionais, premiação em produtos e viagens esse número sobe para US$ 77,1 Bilhões de acordo com o estudo realizado pelo IRF (Incentive Research Foundation).

  • Didática
  • Os estudos do Dr. Chester Elton, que palestrou em Chicago no Motivation Show revelam que o "reconhecimento" melhorou a produtividade e a lucratividade nas 31 empresas estudadas juntamente com as entrevistas feitas com 235 mil colaboradores da sua pesquisa. Seu livro "The Carrot Principal" que relata casos, estatísticas, dados, é bem fundamentado e vale ler.
  • Interessante é salientar que dentro da motivação o item de "reconhecimento" toma importância. Ter mecanismos que reconheçam esforços pessoais ou de um grupo de trabalho ganhou força nesse último ano. Colaboradores destacam que ser reconhecido é tão ou mais importante do que aumentos de salário, pois traz para o ambiente de trabalho aquela "adrenalina positiva" que melhora a produtividade de todos.

    Uso da Internet Intranet & Mobile
  • Vale salientar que esse mercado da Motivação faz uso farto da internet como meio de relacionamento, interatividade e resgate de premiação. A justificativa dessa evolução tem fundamento, já que o uso de boas ferramentas para administrar bancos de dados permite baixar os custos dos programas de Motivação aumentando a verba destinada à comunicação com as equipes participantes e premiar os públicos por reconhecimento e mérito. Há uma crescente busca para integrar os bons ingredientes da Motivação com metas de e-Learning. Passar informações dentro de um ambiente com estímulos motivacionais parece ser uma boa solução especialmente para equipes de vendas terceirizadas e mais distantes das empresas que precisam treinar esses públicos sobre produtos ou serviços.

    O que há de bom no Brasil - Criatividade!
  • Os programas desenvolvidos no Brasil são mais interativos;

  •     - Permitem que o participante estabeleça sua própria meta - objetivo com a sua gerência - "Aposta que dobra" - Bradesco Saúde.
  • As soluções em premiação tem mais participação;

  •     - Campanha utilizando um leilão virtual - "O Lance é vender West" - Imperial Tabacco.
  • Campanhas com "Premiações Semanais" - "Gladiadores Ambev"
  • "Ganhe Milhas" - Campanhas atreladas a milhagens.
  • "Fama" - Projetos onde os vencedores tem seu trabalho divulgado.
  • "Até o último"... desafio, objetivo ou meta!
  • "Prêmio acumulado!"
  • "Desafio!" - Onde equipes ou profissionais desafiam uns aos outros.

  • Treinamento
  • Os Games se tornaram uma opção de treinamento.
  • Os "Serious Games" ou Jogos Sérios são desenvolvidos para o treinamento dos funcionários.
  • Quando inseridos numa campanha de Motivação a participação dos funcionários pode ser avaliado e premiado com pontuação por participação e avaliações positivas, otimizando os programas de treinamento.
  • Os "Jogos Sérios" são desenvolvidos e inseridos dentro da plataforma da campanha de Motivação tornado os acessos mais interessantes e fácil de participar.
  • Clientes como a Boticário e Gillette já se utilizam dos games para treinamento.
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